Summer Ale: o estilo dourado e lupulado de cervejas inglesas

Summer Ale: o estilo dourado e lupulado de cervejas inglesas

Summer Ale é um estilo de cervejas claras, douradas, e mais lupuladas que surge na Inglaterra a partir dos anos 1980. Inicialmente eram feitas apenas no verão, o que lhe rendeu o nome “Summer”, que designa esta calorosa estação do ano em inglês.

As Summer Ales cresceram imensamente em popularidade nos anos 1990 e 2.000 sendo um dos estilos mais celebrados hoje como cerveja “moderna” inglesa. Uma grande inovação no cenário britânico, já que todos os estilos tradicionais desta escola cervejeira são de cor âmbar a mais escuros.

É importante explicar que no passado, na Idade Média, toda a cerveja era marrom pois os maltes eram desta cor. E é a coloração dos maltes que determina em grande parte a cor da cerveja. A malteação dos cereais – que é a germinação controlada e depois sua secagem e/ou torrefação dos grãos – era mais rústica.

Somente entre os séculos 17 e 19 os ingleses trazem diversas inovações neste campo. Eles não só inventaram maltes mais claros, com cor que chegava até um acobreado, como os escuros e pretos.

Já o malte dourado, bem claro, foi inventado pelos alemães e empregado na Pilsen, estilo de cerveja que nasce em 1842 e faz estrondoso sucesso mundial, iniciando o padrão de cervejas que estamos mais acostumados hoje em dia.

Talvez por conta dessa divisão histórica/tecnológica as cervejas douradas demoraram para acontecer na Terra da Rainha. Mas que bom que surgiram!

A Summer Ale pode também contar com uma parcela de malte de trigo na composição e trazer lúpulo mais evidente no aroma e sabor, com amargor elevado. O lúpulo pode ser de variedade inglesa, com notas mais herbáceas e terrosas, no entanto é mais comum encontrar variedades americanas, frutadas, cítricas e resinosas.

Que tal algumas sugestões de cervejas fantásticas deste estilo?

Dark Star Hophead

>> Compre esta cerveja!

Um dos grandes sucessos da marca Dark Star, a Hophead, chega ao Brasil na versão clássica. Uma English Summer Ale clara, com amargor mediano e muito aroma de lúpulos ingleses e americanos, florais, herbais, terrosos e cítricos. A marca pertence à Fuller’s desde fevereiro de 2018.

Com 3,8% de álcool e corpo médio-leve, a Hophead tem alta refrescância e é muito fácil de beber. O aroma vem principalmente de uma dose massiva de lúpulo Cascade, que garante notas principalmente florais, com um toque cítrico como maracujá. O malte se apresenta como cacas de pão e suave caramelo.

Dark Star Sunburst

>> Compre esta cerveja!

A Dark Star Sunburst é, como diz o nome, uma explosão de sol! Uma English Summer Ale dourada com 4,8%. Ela tem notas de grapefruit (toranja), laranja madura, maracujá, herbáceo e suave terroso são acompanhadas por amargor mediano e leve dulçor. O sabor do lúpulo se destaca, mas há espaço para notas de malte como cascas de pão e a picância do centeio. No aftertaste, ela apresenta leve dulçor residual e marcas mais intensas de lúpulo terroso.

Old Golden Hen

>> Compre esta cerveja!

A Old Golden Hen é produzida com maltes claros e lúpulos Galaxy, variedade australiana rara responsável pelas principais características desta cerveja. De aparência dourada e brilhante, tem notas predominantes de frutas amarelas, especialmente pêssego, percebendo-se também aromas de mel, chá e casca de limão. Na boca é leve e refrescante, porém saborosa e super aromática com amargor moderado no final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *