Cerveja e chocolate: uma experiência deliciosa

Cerveja e chocolate: uma experiência deliciosa

Harmonização não é uma ciência exata. Combinar alimentos e bebidas para produzir nossas sensações e sabores está entre a técnica e a arte. Envolve diversas questões, como as características da comida e da bebida, clima, objetivo e, claro, o gosto pessoal. Mesmo que seja para cerveja e chocolate, algo adorado por todos, mas que dificilmente se vê junto.

Felizmente a cerveja nos dá um grande número de possibilidades de harmonização com base na diversidade de matérias-primas utilizadas e suas variações, o que produz sabores e aromas diferentes para cada caso. Desta forma, podemos até dizer que é possível harmonizar cerveja com tudo. Desde que você escolha a cerveja certa.

No caso dos chocolates não é diferente. Com a proximidade da Páscoa, também aumenta nossa apetite por essa iguaria – que, vejam só, também é um alimento fermentado! Há inúmeras variações de chocolate, doces à base do alimento, preparos diferentes e tudo mais para que a gente se divirta.

Mas, então, como combinar cervejas e chocolates? Vamos falar disso, sim, mas primeiro, é necessário entender algumas diretrizes básicas da harmonização.

Como harmonizar cerveja e chocolate

Para ter uma boa harmonização, precisarmos fazer alimento e bebida interagirem para ressaltar, esconder, atenuar ou reforçar características de sabor e aroma. Podemos chegar até ao ponto de criar um terceiro sabor com base na combinação dos dois anteriores.

Mas para que funcione, temos que primeiro observar a intensidade dos elementos. Cervejas leves devem ser combinadas com pratos leves, assim como as intensas devem fazer par com alimentos também mais fortes. Caso essa primeira diretriz não seja levada em conta, um pode se sobressair ao outro e a harmonização se perde.

Depois, há basicamente três formas de harmonizar. Por semelhança, contraste e complementação. No primeiro caso, buscamos no alimento e na bebida elementos semelhantes de sabor que possam se reforçar mutuamente. É o que se faz ao buscar cervejas de malte torrado, que lembram chocolate, como as do estilo Brown Porter, para combinar com chocolate ao leite. A bebida já tem notas que lembram chocolate, reforçando o sabor do alimento.

A segunda forma é o contraste. Aqui se busca elementos diferentes que interajam de forma a se eliminarem mutuamente ou se reforçarem na combinação. São vários os contrastes possíveis, já que há vários tipos de sabores que interagem previsivelmente.

Ao colocar uma cerveja do estilo Stout, por exemplo, com um chocolate meio amargo temos alguns deles. Além da semelhança de aromas que vimos acima, o amargor dos maltes torrados se equilibra com o dulçor do chocolate e a gordura do alimento também contrasta com o álcool e carbonatação da cerveja.

Por fim, ainda é possível trabalhar complementações. Aqui colocamos combinações possíveis e já consagradas em outras situações. Se, por exemplo, usarmos chocolate branco com uma cerveja com frutas, como uma Fruit Beer, veremos que a acidez da cerveja, álcool e carbonatação eliminam a gordura e dulçor do alimento, fazendo com que a fruta da cerveja se ressalte e complemente a combinação.

Nossas dicas

Para você testar esse princípios, deixamos três vídeos abaixo com sugestões do nosso sommelier. E para encontrar e comprar estas cervejas, acesse nosso e-commerce: https://www.boxerbeers.com/

 

Um comentário em “Cerveja e chocolate: uma experiência deliciosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *