Cervejas Dark Star e Fuller’s Beer One chegam ao Brasil

Cervejas Dark Star e Fuller’s Beer One chegam ao Brasil

Cervejas, escolas cervejeiras ou mesmo estilos não são imutáveis. Eles se transformam conforme pressões externas e mudanças culturais, como o gosto dos consumidores, questões econômicas, valores, hábitos e mesmo leis. Com o Renascimento das Cervejas Artesanais a partir dos anos 70, muitos cervejeiros de escolas tradicionais estão sendo influenciados por novos e antigos conceitos remodelados, alterando a própria forma de produção e, consequentemente, as tradições.

A Boxer do Brasil está trazendo para o país novos rótulos que exemplificam bem este movimento: Dark Star Hopehead, Hophead Extra, Sunburst e a Fuller’s Beer One. Esta última é a primeira cerveja da nova planta piloto da Fuller’s. Elas estarão disponíveis para o mercado nacional a partir do final de maio.

A marca Dark Star foi adquirida pela Fuller’s em fevereiro de 2018. Criada originalmente no porão de um Pub em Brighton em 1994, ela só construiu sua pequena fábrica em 20 anos depois em Partridge Greene. Ficou conhecida pelas suas cervejas claras e tornou-se, assim, uma das precursoras das novas “golden hoppy beers” da Terra da Rainha.

Summer Ales e seu amadurecimento

As Summer Ales, também conhecidas como Golden Bitters, Golden Ales ou Blond Ales inglesas, têm origem na segunda metade da década de 80 na Inglaterra para competir com as cervejas Lagers. Uma novidade e tanto, já que tradicionalmente as cervejas de lá têm cores do âmbar para mais escuras devido a predominância de maltes ingleses tradicionais, que trazem aromas e sabores tostados e por vezes caramelados.

Elas começaram como cervejas de verão, mas passaram a ser produzidas em qualquer estação após a verdadeira febre deste estilo que teve início há cerca de 6 anos. Sempre tiveram um perfil mais voltado ao lúpulo e, modernamente, passaram a usar também variedades americanas, mais frutadas, cítricas e resinosas, além dos tradicionais lúpulos ingleses, de perfil herbáceo e terroso.

Nova planta piloto

Fuller’s Pilot Brewery launch on September 14th 2018, at the Griffin Brewery, Chiswick, London

Em setembro de 2018 a Fuller’s estreou sua primeira planta piloto localizada na tradicional Griffin Brewery, em Chiswick, distrito de Londres. Com capacidade de produção de cerca de 1,5 mil litros (10 UK barrels) por batch, ela vai ser dedicada a produções de lotes pequenos e experimentais, trazendo mais possibilidades de testes e inovações para a marca. Antes dela, o menor volume que a fábrica poderia produzir era de aproximadamente 25 mil litros (160 UK barrels) por brassagem.

A planta também vai ajudar os cervejeiros a testar novas matérias-primas e treinar novos profissionais. Ela fica localizada atrás da loja da Fuller’s e vai ser incluída no tour cervejeiro feito na fábrica, que conta com a participação de milhares de pessoas por ano, incrementando ainda mais a experiência do visitante.       

Dark Star Hophead (500 ml)

Um dos grandes sucessos da marca Dark Star, a Hophead é uma English Summer Ale clara, com amargor médio-leve e muito aroma de lúpulos ingleses e americanos, florais, herbais, terrosos e cítricos. Com 3,8% de álcool e corpo médio-leve, ela tem alta refrescância e é muito fácil de beber. O aroma vem principalmente de uma dose massiva de lúpulo Cascade, que garante notas florais complementada por um toque cítrico, como maracujá, da variedade Amarillo. O malte se apresenta como cereais e suave caramelo. Pode também ser categorizada como Session Beer e já foi premiada na sua categoria com medalha de prata no CAMRA Champion Beer of Britain 2012/2013. Harmoniza bem com hambúrguer e carnes vermelhas magras.

Dark Star Hophead Extra (somente em barril)

Versão mais potente da Hophead, pertente ao mesmo estilo Summer Ale e traz amargor mais acentuado, maior teor alcoólico (5,5%) e corpo do que a versão clássica. Pela sua natureza mais robusta, harmonizações com comidas também devem aumentar de intensidade. Carne de porco, bacon e carnes vermelhas mais gordurosas são ótimas escolhas. Experimente também com queijos semimacios, como Gouda.

Dark Star Sunburst (500 ml)

Uma English Summer Ale dourada com 4,8% além de aromas e sabores de grapefruit (toranja ou pomelo), laranja madura, maracujá, herbáceo e suave terroso, que são acompanhados por amargor mediano e leve dulçor. O sabor do lúpulo se destaca, mas há espaço para notas de malte como cereais e a picância do centeio. No aftertaste, apresenta leve dulçor residual e marcas mais intensas de lúpulo terroso. Pode harmonizar bem com comidas mexicanas e asiáticas mais picantes e temperadas.

Fuller’s Beer One (500 ml e barril)

É uma Strong Ale de perfil frutado além de potentes 7% de álcool. Baseada na receita da Fuller’s Golden Pride, a Beer One ganhou tons acastanhados e brilhantes, com aromas e sabores destacados de frutas vermelhas, como cereja, e secas, como uvas-passas e tâmaras, além de um toque macio do álcool. A base de maltes traz caramelo e toffee para a receita, com dulçor elevado, corpo cheio e sensação licorosa. Harmoniza bem com carnes de panela, queijos de fungo azul, como gorgonzola e Rochefort, além de sobremesas cremosas como crème brûlée.

Sobre a Boxer do Brasil

A Boxer importa e comercializa cervejas e produtos relacionados, desde 1999. Sediada no bairro paulistano da Mooca, ela atende em todo território nacional por meio de venda própria, representantes comerciais e pelo seu site boxerbeers.com. É representante exclusiva de produtos das marcas britânicas Belhaven, Fuller’s, Greene King, além da belga De Brabandere.

Sobre a Fuller’s

Referência mundial quando o assunto é cerveja inglesa, a Fuller, Smith & Turner abriu as portas de sua fábrica em 1845 às margens do Rio Tâmisa, em Chiswick, distrito de Londres. É hoje uma das cervejarias mais antigas e respeitadas do Reino Unido e traz em seu portfólio cervejas premiadas, rótulos célebres e consagrados como exemplares típicos de estilos ingleses, entre eles Fuller’s London Pride, Fuller’s Honey Dew e Fuller’s ESB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *