5 cervejas para comemorar o Dia Mundial do Chocolate
Cerveja e chocolate são ótimos companheiros. Nós já vimos que eles fazem ótimas harmonizações juntos. Mas neste Dia Mundial do Chocolate, comemorado neste domingo, 7 de julho, que tal experimentar algumas cervejas que lembram naturalmente chocolate?
Sim, elas existem. E isso acontece por um princípio muito simples. Cervejas podem ser feitas com maltes torrados. E dependendo do tipo de malte e tipo de torra aplicada, os aromas e sabores podem se assemelhar ao cacau, chocolate amargo e até chocolate ao leite!
Fuller’s Imperial Stout
Uma cerveja super complexa, encorpada e alcoólica. Os maltes torrados aqui trazem aromas e sabores que se assemelham principalmente ao cacau e chocolate amargo. No entanto, é possível também notar notas de café, biscoito, caramelo, toffee e até mesmo frutas escuras e secas, como ameixas e uvas-passas. O teor alcoólico, aliás, é de 10,7%.
Fuller’s London Porter
A London Porter reproduz a versão original do estilo Porter, hoje chamada de Brown Porter. Tem maltes de torrefação mediana e bastante caramelo, o que faz com que seus aromas e sabores remetam à chocolate ao leite. O corpo é leve, com suave dulçor residual e sutil frutado, quem lembra uvas-passas.
>> Preço especial de London Porter no pacote com 3 garrafas!
Fuller’s Black Cab
Uma das cervejas mais emblemáticas da Fuller’s, a Black Cab foi batizada em homenagem aos taxis pretos de Londres. Ela é uma interpretação mais equilibrada do estilo Irish Dry Stout, trazendo notas de chocolate meio amargo no aroma, junto com café e caramelo. Seu corpo é leve e amargor mediano.
>> 25% de desconto na Black Cab Stout!
Belhaven Black
É também uma ótima interpretação do estilo Irish Dry Stout, mais frutada que a média, trazendo aromas e sabores nítidos de frutas escuras e secas, mas sem perder o foco dos maltes, que trazem café, chocolate meio amargo e caramelo. Seu baixo teor alcoólico e corpo leve fazem dela uma cerveja refrescante.
Petrus Nitro Cherry and Chocolate
Esta cerveja foi feita para lembrar chocolate. Diferente das demais, se baseia em um estilo belga, o Quadrupel, que é bastante alcoólico e frutado. Recebeu uma adição a mais de maltes torrados e, para complementar, cerejas. O resultado é a sensação de estar devorando um chocolate ao leite recheado com frutas secas e cerejas. Só que no estado líquido. Uma cerveja divertida que você deve provar.
Harmonização
Existem diversas dicas de harmonização muito bacanas de cerveja e chocolate que já publicamos anteriormente aqui no blog. Mas em geral, as cervejas de maltes torrados vão combinar bem com os chocolates semelhantes ao que trazem no aroma e sabor. Já chocolates brancos pedem cervejas com frutas e leve acidez. Uma ótima dica é provar a combinação com a Petrus Aged Red. Fica uma delícia!