10 livros de cerveja indispensáveis

10 livros de cerveja indispensáveis

Neste dia 17 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Estudante. E nada melhor do que estudar o que você ama, não é? Cerveja é um assunto fascinante e complexo e que rende ótimas obras. Pensando nisso separamos 10 livros que você precisa conhecer para falar que entende do assunto.

1 – Larrousse da Cerveja

Ideal para iniciantes, o livro é uma base de conhecimento vasta e didática sobre a tão querida cerveja. De autoria de Ronaldo Morado, fala sobre a história, processo de produção, estilos, e as culturas de países tradicionalmente cervejeiros. Indispensável para todo o cervejeiro.

2 – O Guia Oxford da Cerveja

Organizado por Garret Oliver – mestre cervejeiro e um dos maiores especialistas do mundo -, trata-se de um compêndio de aproximadamente mil verbetes escritos por mais de 160 especialistas e que trata dos mais variados temas da cultura cervejeira, de questões técnicas de produção aos tipos de copos e suas funções. É uma das maiores referências do setor no mundo.

3 – Degustando Cerveja

Escrito por um dos grandes especialistas em cerveja do mundo, o designer e cervejeiro Randy Mosher, fala da cerveja de maneira geral, desde a história até conceitos avançados de harmonização. E, claro, explica em detalhes a arte de degustar cervejas. Obrigatório.

4 – Lúpulo

É a tradução do “For the Love of Hops”, um dos quatro títulos da renomada série “Brewing Elements”, que explora cada uma das matérias-primas básicas da cerveja. É escrito pelo jornalista e escritor cervejeiro americano Stam Hieronymus. Foi feito para quem gosta de fazer cerveja ou de conhecer a bebida mais a fundo. Explica o que é o lúpulo, como surgiu e como os cervejeiros podem maximizar seus atributos no processo cervejeiro. A química desse ingrediente, o papel na agricultura, além da descrição de mais de cem variedades e 16 receitas de cerveja lupuladas também estão na obra. Indispensável principalmente para cervejeiros caseiros e profissionais.

5 – Radical Brewing

Obra obrigatória para quem gosta de fazer cerveja em casa, “Radical Brewing”, de Randy Mosher, traz todo o conhecimento básico para quem quer começar a se aventurar nas panelas. Temas como matérias-primas, processo cervejeiro e receitas são analisados a fundo.

6 – Cerveja & Filosofia – Leia, pense e consuma sem moderação

Diversos especialistas reunidos ao redor da cerveja com a intenção de fomentar debates. Um livro que captura o melhor da expressão “filosofia de boteco”. Já parou para pensar em como a cerveja ajuda na socialização? Qual a importância da cerveja na sua vida? E para a sociedade? Esse é um livro que ajuda a entender o efeito apaixonante deste precioso líquido.

7 – 1001 cervejas para beber antes de morrer

Para os mais ousados, esse livro pode se tornar um grande objetivo. Ou apenas o começo de um delicioso passeio sem pretensões por 1001 cervejas para se beber antes de morrer. Cada uma das resenhas contém informações sobre aroma, paladar, processo de fabricação e temperatura ideal para consumo de cada rótulo. Possui mais de 800 ilustrações e inclui cervejas nacionais.

8 – Guia Ilustrado Zahar de Cerveja

Michael Jackson é um dos maiores especialistas em cerveja do mundo. No entanto, esse não canta e não dança. Apenas bebe cerveja. Trata-se de um jornalista inglês também conhecido como Beer Hunter. Ele viajou o mundo atrás de cervejas, catalogando diversos exemplares e formando muitas das teorias usadas até hoje. Nesse guia, é possível ter um pouco dessa fonte de conhecimento pertinho, com várias cervejas do mundo e uma breve introdução, que trata de aspectos básicos da bebida, como história e estilos.

9 – As 100 melhores cervejas brasileiras

Esse livro traz as cem melhores cervejas brasileiras segundo seu autor, Maurício Beltramelli. Um verdadeiro passeio pelos exóticos sabores que representam tão bem a nossa brasilidade. Qual sua meta?

10 – O Atlas Mundial da Cerveja

Esse livro traz informações detalhadas sobre a bebida, passando pela sua história, seus processos de fabricação, tendências e análise de mais de 500 cervejas de mais de 30 países. Incluindo do Brasil. O guia detalhado tem um capítulo especial sobre nossa terrinha.

E então, já decidiu qual livro lerá primeiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *